Transparência: Informações de exercícios financeiros de 2003 a 2011 serão lançadas no Portal

Pela primeira vez, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) vai disponibilizar na internet de forma detalhada dados referentes aos exercícios financeiros dos últimos 17 anos. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira, 09, durante a sétima reunião ordinária do Comitê Gestor do Portal da Transparência.

Encontra-se em fase de finalização o levantamento das informações do período que vai de 2003 a 2011, incluindo salários, indenizações e pagamentos extraordinários.

Ainda no encontro, conduzido pelo ouvidor-geral do MPAC, promotor Leandro Portela, que preside o Comitê, foi autorizado o lançamento dos dados de 2013.

Os lançamentos estão de acordo os prazos previstos no cronograma de trabalho do Comitê e encerram o levantamento e publicação dos exercícios retroativos.

“Isso demonstra o compromisso permanente do Ministério Público do Acre com a transparência, o que vai permitir ao cidadão saber como foram e como são utilizados os recursos públicos destinados à instituição. É um trabalho que envolve uma equipe de quase trinta pessoas de várias diretorias, que adota todas as regras de transparência, e, além disso, toda a regulamentação contábil internacional é respeitada”, explica o ouvidor-geral.

 

MPAC: 100% transparente

No Portal da Transparência, estão disponíveis informações atualizadas sobre execução orçamentária e financeira, licitações, contratos, convênios, gestão de pessoas, entre outras.

Na mais recente avaliação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), divulgada em maio, o MPAC ocupa o primeiro lugar no ranking da transparência do MP brasileiro, ao lado de cinco MPs estaduais e o Ministério Público do Trabalho (MPT). Em 2014, quando os MPs começaram a ser avaliados, o percentual de transparência do MPAC era de 75,12%.

Kelly Souza- Agência de Notícias do MPAC