MPAC trata de cooperação para capacitação com MP de Massachusetts

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) tratou com o Ministério Público do Estado de Massachusetts (EUA) a possibilidade de cooperação em capacitação técnica para membros e servidores nas áreas penal, meio ambiente, com foco em emergência climática, e direitos humanos.

A primeira conversa se deu por videoconferência, realizada no início desta semana. Durante a reunião, o MP acreano apresentou as ações e experiências exitosas que desenvolve, principalmente na proteção ambiental e defesa dos direitos humanos.

Estiveram presentes representantes dos Centros de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Direitos Humanos e Cidadania, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Núcleo de Apoio Técnico (NAT), Diretoria de Planejamento, além do pesquisador Foster Brown, do Woods Hole Research Center.

Responsável pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), a procuradora de Justiça Patrícia Rêgo conduziu as tratativas e disse que a parceria com a instituição norte-americana homóloga vai permitir o aperfeiçoamento em técnicas de investigação, implementação de direito ambiental e defesa das populações vulneráveis.

Exitosa, a conversa vai avançar e se desdobrará com o envio de proposta de acordo por parte do MP de Massachusetts, para que o MP acreano analise seus termos.

Jaidesson Peres- Agência de Notícias do MPAC

Fotos: Eduardo Duarte