MPAC prestigia exposição de políticas públicas do sistema de meio ambiente

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, nesta segunda-feira (10), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), das ações preparadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente para comemorar o mês do meio ambiente.

No local foi realizado um workshop com o objetivo de apresentar à comunidade, pesquisadores e estudantes as políticas públicas desenvolvidas pelos órgãos que compõem o sistema estadual de meio ambiente: Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) e Instituto de Terras do Acre (Iteracre).

A programação inclui oficinas e mesas-redondas sobre o papel das unidades de conservação para o desenvolvimento, educação ambiental e agroecologia, avanços no licenciamento agroflorestal como suporte na nova política de governo, manejo florestal sustentável, política de gestão territorial e ambiental, desafio da gestão de recursos hídricos, metodologias de regularização ambiental e pesquisas científicas de suporte para as políticas ambientais, além de uma exposição na área externa do Centro de Convenções.

O órgão ministerial foi representando na abertura do evento pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural e Habitação e Urbanismo (Caop/Maphu), procuradora de Justiça Rita de Cássia Nogueira Lima, que discursou ao lado do vice-governador Wherles Rocha.

“Sem ecologia, não existe economia, nós dependemos dos recursos naturais para nos desenvolvermos. Se a gente exaure os recursos naturais, economicamente teremos prejuízos enormes. O MPAC está atento, fiscalizando essa questão da implementação das políticas públicas visando à proteção do meio ambiente, porque nós sabemos que, sem a sua execução, não há efetivação de direitos”, destacou a procuradora de Justiça.

Segundo a diretora-executiva da Secretaria de Meio Ambiente, Vera Reis, o objetivo é mostrar à sociedade a importância do trabalho desenvolvido pelo sistema ambiental. “Esperamos que, dessa maneira, as pessoas possam ver a Sema de forma diferenciada e entender a contribuição que a secretaria dá para o desenvolvimento econômico do estado, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, desenvolvendo todas essas atividades.”

Jaidesson Peres- Agência de Notícias do MPAC