MPAC participa de concurso de redação e desenho sobre corrupção

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou da entrega dos prêmios do 10º Concurso de Redação e Desenho da Controladoria-Geral da União (CGU) no Acre. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), e reuniu centenas de estudantes do ensino fundamental e ensino médio.

Com o tema “Ser honesto é legal!”, a iniciativa visa despertar nos alunos o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à convivência cidadã, por meio do incentivo à reflexão e ao debate nos ambientes educacionais.

O promotor de Justiça Vinícius Menandro Evangelista representou o MPAC e entregou a premiação à professora Alcinea Thompson Gonçalves, orientadora de um dos três alunos que tiveram trabalhos selecionados como melhores. “O MPAC sempre foi parceiro nessa luta de combate à corrupção, acreditando nessa nova geração que está por vir, para mudar esse cenário de corrupção endêmica que tanto faz mal ao nosso País”, disse o promotor.

Segundo o superintendente da Controladoria Geral da União, Ciro Oliveira, a atividade leva valores às escolas. “O objetivo dele é levar para as crianças essa noção de ética, honestidade, de moral. Então a gente já tenta incentivar essas crianças para, quando venham a exercer cargos públicos, possamos ter uma administração pública melhor e uma sociedade melhor, e assim a gente consiga acabar com a corrupção”, comentou.

O MPAC integra o Fórum Permanente de Prevenção e Combate à Corrupção (Focco). Formado por instituições federais e estaduais, entre elas a CGU, o fórum desenvolve um trabalho de prevenção e combate à corrupção, por meio de uma atuação integrada.

Durante o ano a CGU realizou palestras nas escolas municipais, buscando conscientizar crianças e adolescentes contra práticas desonestas e antiéticas. O desfecho se deu com o concurso de redação e desenho, em que 78 trabalhos foram inscritos. Desses, apenas três de desenho e três de redação foram selecionados e premiados com smartphones e tablet, além da premiação dos orientadores e escolas na categoria “Escola-Cidadã”.

No domingo, em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção, em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção da ONU contra a corrupção, o Focco realiza uma corrida contra a Corrupção, no Lago do Amor, a partir das 7 horas.

Jaidesson Peres- Agência de Notícias do MPAC