MPAC e Secretária de Saúde discutem parceria para retorno de atendimento no CES

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, se reuniu nesta quinta-feira, 11, com o secretário de Estado de Saúde Alysson Bestene e sua equipe de trabalho, para tratar de parceria objetivando o retorno dos atendimentos no Centro de Especialidades em Saúde (CES) do MPAC.

Inaugurado em 2016, o CES é o espaço de referência em saúde e qualidade de vida no trabalho do MP acreano que dispõe de consultório médico, odontológico, fisioterápico, sala para atendimento psicológico, de enfermagem, assistência social e atividade física.

Em outubro do ano passado, em razão da crise financeira o MPAC precisou adotar algumas medidas de austeridade para contenção de despesas, que resultou na suspensão dos atendimentos no CES. Desde então, o espaço que chegava a realizar até oito mil atendimentos por ano, incluindo às vítimas de violência que procuravam o MPAC e cidadãos atendidos através dos programas sociais da instituição, como o MP na Comunidade, encontra-se inutilizado.

“Lamentavelmente precisamos adotar essa medida e suspender os atendimentos oferecidos no CES. É um órgão importante que chegava a realizar cerca de 8 mil atendimentos por ano, isso ajudava a reduzir os impactos na rede pública quando, além de membros e servidores, o órgão também atendia vítimas de violência que procuravam o MPAC. Também era recorde de atendimento em nossos programas sociais itinerantes, o que desafogava a rede pública de Saúde”, conta Kátia Rejane.

O teor da parceria propõe a retomada dos atendimentos por meio de convenio envolvendo profissionais de saúde do Estado, uma parceria semelhante ao que já ocorre entre a Sesacre e o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC).

“Eu acredito muito nessas parcerias, portanto colocamos a Sesacre à disposição pra avançar. Sugiro que seja feito um estudo entre nossas equipes técnicas para avaliarmos as demandas e fluxos para celebração de convênio”, disse o gestor.

Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC

Fotos – Tiago Tele