Em sessão solene, MPAC empossa mais três promotores de Justiça

Na sexta-feira, 12, tomaram posse três novos promotores de Justiça substitutos aprovados no XII Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). A solenidade ocorreu no auditório do edifício-sede, em Rio Branco.

Daisson Gomes Teles, Pauliane Mezabarba Sanchez e Juleandro Martins de Oliveira irão atuar no interior do Estado, após o encerramento do curso de formação, como estabelece a Lei Orgânica do MP acreano.

 

A posse aconteceu durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, conduzida pela procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, reunindo membros e servidores do MPAC, autoridades e familiares dos novos promotores.

A execução dos Hinos Nacional e do Acre, pelo Coral da Assembleia Legislativa do Acre, deu início ao ritual solene. Juntos, os três novos membros prestaram compromisso regimental. Em seguida, assinaram o termo de posse, receberam a carteira funcional e a insígnia ministerial, formalizando assim, o ingresso no MPAC.

Escolhido para falar em nome dos colegas, Daisson Gomes Teles falou da trajetória até chegar ao Ministério Público, destacando ainda, como deve ser atuação do promotor de Justiça. “Defender os hipossuficientes, as minorias são objetivos diários a serem alcançados. Não devemos esquecer do combate à corrupção, dos abusos, das infrações cometidas contra o meio ambiente e, claro, enfrentar diuturnamente o crime organizado”, disse.

Procuradora-geral diz que chegada de novos membros fortalece o MP

Kátia Rejane de Araújo afirmou que as nomeações vão ao encontro do que foi proposto no Plano Geral de Atuação 2018/2020, no que se refere aos programas e ações de fortalecimento institucional, bem como os processos de movimentação na carreira pelos critérios de antiguidade e merecimento, que não só valorizam membros da instituição, como também fortalecem o papel do Ministério Público, que é defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses metaindividuais.

“Sabemos que os desafios são grandes, nos mais diversos cenários da esfera pública brasileira, no entanto, essas nomeações representam o esforço da nossa gestão em prol do fortalecimento institucional do Ministério Público, a fim de que a sociedade continue sendo assistida em todas as regionais do estado do Acre”, comentou.

Em uma fala dirigida aos novos promotores, a procuradora-geral lembrou os desafios impostos ao membro do Ministério Público na atualidade. “O promotor de Justiça do século XXI é um agente de transformação social, que deve desempenhar seu mister com a lhaneza e a bravura que a elevada função exige, agindo com interface com outros Poderes e Instituições da República, visando a resolução das mazelas que afligem a sociedade, que diariamente procura o Ministério Público como guardião de salvaguarda dos seus anseios”, destacou.

 

Saudação aos novos membros


A posse dos senhores renova o espírito combativo do Ministério Público, cuja atuação é fundamental para a sociedade, que muitas vezes nos tem como sua última trincheira no combate às injustiças e às desigualdades. Os senhores acabaram de assumir um compromisso importantíssimo com a sociedade que espera um Ministério Público altivo, vibrante, independente e resolutivo.
Mariano Jeorge de Sousa Melo- presidente da Associação do Ministério Público do Acre


A partir de hoje vocês terão a oportunidade única de lutar pelos ideais de justiça. Muitas pessoas passam pela vida sem essa oportunidade. O Ministério Público, que a partir de hoje vocês passam a fazer parte, é o símbolo máximo da luta pelos cidadãos. Se pudesse escolher um único conselho a cerca daquilo que acredito ser o mais importante para compor um bom promotor, eu diria: nunca percam a humildade. Ao contrário, a partir de hoje, a exercitem em sua plenitude.
Joana Darc Dias- promotora de Justiça


Hoje, os senhores recebem o inestimável prêmio por se manterem firmes na fé, resolutos na disciplina e crentes na inigualável força criativa e transformadora do estudo e, por isso, o Tribunal de Justiça do Estado do Acre lhes congratula imensamente.
Laudivon Nogueira- vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre

 

Texto: Kelly Souza – Agência de Notícias do MPAC

Fotos: Tiago Teles