Cruzeiro do Sul: Projeto social do MPAC recebe visita de artista acreana

O Conservatório do Vale do Juruá recebeu nesta segunda-feira, 06, a visita da artista Acreana Gleice Damasceno. Ela foi recepcionada pelos professores e servidores da unidade ministerial de Cruzeiro do Sul que desempenham suas funções no projeto.

Gleice Damasceno conheceu o projeto social Musicalizando Pessoas com Amor e Carinho, iniciativa do MP acreano no município, executado em parceria com o Exército Brasileiro, o Poder Judiciário e Educandário.

O Musicalizando Pessoas com Amor e Carinho vem transformando há 03 anos a vida de cerca de 400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto introduz jovens, entre 10 e 17 anos, no mundo da música, com a execução de um programa de educação musical que promove a formação, a construção da cidadania, o resgate de valores culturais, a descoberta de talentos e a profissionalização.

O Conservatório Musical do Vale do Juruá, que começou a funcionar com 40 crianças, é resultado do projeto. Atualmente é composto de um coral com 50 integrantes e 30 alunos na orquestra e oferece aulas teóricas (aprendizagem musical e leitura de partituras) e práticas dos diversos instrumentos.

O idealizador do projeto, promotor de Justiça Iverson Bueno, explica o objetivo e o alcance social da iniciativa que já promoveu apresentações para as maiores autoridades do país.

“Esse projeto nasceu com a esperança de mostrarmos um mundo novo a essas crianças que, três anos atrás não tocavam nenhum instrumento. O projeto é um resgate social, retira crianças carentes do mundo das drogas e do crime organizado nas áreas de fronteira. Elas estão realizando sonhos e tendo oportunidades de uma vida melhor através da música”, disse o promotor de Justiça.

Gleice Damasceno ressaltou a importância do projeto para a vida das crianças e jovens do Juruá e se colocou a disposição para contribuir com sua permanência e expansão.

“Foi uma experiência indescritível conhecer o projeto social Musicalizando Pessoas com Amor e Carinho e ver a transformação que ele tem feito na vida dessas crianças, desses jovens através da arte, da música. Tive a oportunidade de conhecer o Coral e a Banda Garotos do Sotão, parabenizo a iniciativa do MPAC e parceiros e me coloco a disposição para contribuir com o que for necessário para que ele cresça e tenha um alcance ainda maior”, disse.

Andréia Oliveira – Agência de Notícias do MPAC