Coordenadoria da Infância participa do lançamento do projeto ‘Por uma infância sem racismo’ em Rio Branco

DSC_0024As crianças da escola Josué Fernandes, localizada no bairro Recanto dos Buritis, receberam na manhã desta terça-feira (8) as atividades do projeto ‘Por uma infância sem racismo’. O projeto faz parte da campanha ‘Rio Branco sem Racismo’, uma parceria do Ministério Público do Estado do Acre e a Prefeitura de Rio Branco.

Durante toda a manhã os alunos participaram de rodas de copeira, contação de histórias, oficinas de pintura facial e tranças, além da exibição de filmes e apresentação de Hip Hop e do Coral Boca Pequena. As atividades foram coordenadas pela equipe da Secretaria Municipal Adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Representando o MP-AC, o procurador de Justiça e coordenador de defesa da Infância e Juventude, Carlos Roberto da Silva Maia, destacou que a população é acreana é predominante de negros e por isso a campanha de combate ao racismo com o apoio do Unicef é de extrema importância para sensibilizar a sociedade sobre o tema.DSC_9981

Representando o Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef), Ida Pietricovsky disse que a luta por tratamentos iguais, independente de sua cor, sexo ou da sua condição social jamais deve ser esquecida. Ida lembrou ainda as palavras de Nelson Mandela quando destacou que “Se somos ensinados a odiar, também podemos ensinar a amar”, citou.

Para o prefeito em exercício de Rio Branco, Roger Correia, para superar o racismo na sociedade é necessário investir na criança e em mecanismo que as protejam. “Nós adultos já estamos contaminados, pelo trabalho, por valores que criamos depois que envelhecemos. Cabe a nós mostrar para eles como ser bons pais, bons filhos, bons gestores”, ressaltou.