CAV e Natera preparam plantão de atendimento para o carnaval

Nos dias 2, 3 e 4 de março, durante o carnaval, o Centro de Atendimento a Vítima (CAV) e o Núcleo de Atendimento Psicossocial (Natera) do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), estarão em regime de plantão realizando atendimento ao público no Mercado Velho.

A programação da Sesacre para o carnaval foi lançada na manhã dessa quarta feira na sede da Secretaria, e reforçou a necessidade do enfrentamento às doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com chefe do Departamento de Ações Básicas de Saúde, Maria do Carmo Guimarães o objetivo é chamar a atenção para o uso continuo do preservativo.

Maria do Carmo reforçou ainda que o público alvo são homens entre 13 e 24 anos, independente de sua orientação sexual. “Queremos chamar atenção desse público. Estamos desenvolvendo algumas ações de promoção e prevenção com o lançamento dessa campanha, ofertando testagem rápida para HIV, hepatite B e C e sífilis. A população que queira saber seu status sorológico é só vir a sede Sesacre que estaremos à disposição para atender esse público”.

Presente ao evento, o governador em exercício Wherles Rocha, destacou que campanhas preventivas devem ser intensificadas e continuadas além do período carnavalesco, uma vez que o custo com o tratamento, medicamentos e outros insumos é bem mais elevado que o custo com a prevenção.

“O CAV e o Natera estarão juntos com a equipe de saúde da Sesacre, atendendo e fazendo encaminhamentos de situações possíveis que possam aparecer e envolvem os públicos alvos que nós atendemos: situações de violência contra mulher, pessoas em situação de rua e de dependência de álcool e outras drogas.”,  enfatizou Rocha.

Luciana Rocha, coordenadora do Centro de Atendimento à Vítima, disse que durante o carnaval acabam ocorrendo situações que envolvem o cotidiano de trabalho do MPAC e estar perto e poder orientar é fundamental.

Além da distribuição de preservativos a Sesacre e os parceiros estão organizando um bloco carnavalesco. O abadá do Bloco da Prevenção estará à disposição na sede da Sesacre e do MPAC para troca por uma lata de leite integral de 27 de fevereiro à 1º de março. A arrecadação será destinada às crianças, nascidas de mães portadoras do vírus HIV.