Assis Brasil: MPAC conscientiza produtores rurais sobre danos ambientais

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) reuniu, na segunda-feira (30), produtores rurais do município de Assis Brasil para alertar sobre delitos ambientais. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e foi motivado diante da intensificação das queimadas e desmatamentos na região.

O objetivo é sensibilizar sobre os danos do desmatamento e da queimada sem controle ao meio ambiente, à produção e à saúde, além de advertir da responsabilização administrativa, civil e penal nos casos de infração à legislação vigente.

Na ocasião, o chefe da Divisão de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Adriano Alex, ministrou uma palestra acerca da recuperação de áreas degradadas e alternativas ao uso do fogo.

Idealizador da iniciativa, o promotor de Justiça Rafael Maciel da Silva destacou na abertura que o MPAC tem se empenhado para informar e conscientizar a população, mas também não se furtará a adotar medidas legais, inclusive com reparação de danos.

A palestra, que teve apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural e Habitação e Urbanismo (Caop/Maphu), foi acompanhada também por servidores do Núcleo de Apoio Técnico (NAT).

Jaidesson Peres- Agência de Notícias do MPAC