‘Viver para Servir’ oferece palestra sobre educação financeira

O programa ‘Viver para Servir’ realiza, no dia 13 de setembro, uma palestra sobre educação financeira voltada a membros e servidores do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).

Com vagas limitadas, a palestra tem carga horária de duas horas e será ministrada pelo analista técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Jailson Barbosa de Araújo.

A atividade acontece na sala multiuso do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), a partir das 15 horas.

Importante para o equilíbrio das finanças pessoais, a educação financeira diz respeito a uma série de ações voltadas para cortar gastos, investir, multiplicar ganhos e acumular riquezas.

Jailson Barbosa de Araújo é bacharel em direito e ciências contábeis, pós-graduado em gestão estratégica e gestão financeira e atua há 16 anos na área contábil. Trabalha no Sebrae na área financeira e tributária, com consultorias e palestras de sensibilização para microempreendedor individual, educação financeira e tributária e obrigações acessórias.

Em uma rápida entrevista, Jailson Araújo fala da importância da educação financeira na vida de uma pessoa e até de uma família.

 

– Qual a importância da educação financeira?

R: Sendo consciente, você pode alcançar os sonhos que você tem, chegar onde você quer. Às vezes, você não consegue porque não tem dinheiro, mas, se educando, começa a ver resultados, você começa a ter reservas, começa a ver seus sonhos mais próximos.

 

– Por que é importante planejar as finanças?

R: Quando você organiza as suas finanças, fica mais prático para você realizar o sonho da viagem, adquirir um carro, você consegue ter uma reserva. Isso é fundamental hoje. Então, o importante é sempre estar voltado para você economizar.

 

– Como se equilibram as finanças?

R: Isso é um grande desafio, mas tudo na vida tem uma forma de se organizar financeiramente. São cuidados básicos, no caso, começar a olhar no que está gastando seu dinheiro, em que você está colocando, se está saindo demais. Você começa a ter um panorama de tudo o que está gastando. E quando começa a ver para onde está colocando o seu dinheiro, a necessidade real de gastar, você passa a priorizar outras coisas.

Jaidesson Peres- Agência de Notícias do MPAC