Projeto de Gestão por Processos fortalece fluxos e otimiza rotina no CES

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, juntamente com a coordenadora do Centro de Especialidades em Saúde (CES) do MPAC, Gilcely Evangelista, se reuniu com a Diretoria de Finanças do órgão, para tratar sobre um Projeto de Gestão por Processos que visa mapear os processos do CES e iniciar novas frentes que visam aplicar melhorias e redesenho nos fluxos.

A proposta é contagiar as equipes, empoderando e mantendo o engajamento de todos para a construção de uma matriz sólida de gestão das áreas de negócio com formação de equipes multidisciplinares, melhor aproveitamento da tecnologia, otimização das rotinas, redução de riscos e aplicação de modelo padrão documentado que visa mitigar esforços e suprimir o retrabalho.

O projeto de Gestão por Processos está sendo capitaneado pela Diretoria de Finanças que vêm propagando a necessidade de manter constante a política de otimização de rotinas e redução dos custos.

“É muito importante que seja feito esse mapeamento até porque nós vamos ver cada faixa etária, o crescimento do atendimento dos pacientes que procuram o CES e, com isso, daremos uma visão para todos os membros e servidores, para que possam perceber e adotar o CES como uma referência em qualidade de vida, que é o objetivo do Centro”, destacou a coordenadora.

Dentre as mudanças propostas com esse modelo de trabalho, a principal delas é criar um espírito que favoreça uma coalizão administrativa, a fim de manter uma comunicação constante entre as áreas meio e fim do MPAC, empoderando as equipes e incorporando novos métodos na cultura da instituição.

“Esse trabalho de mapeamento e transformação dos processos é rico por sua capacidade de ser construído com a participação de todos de forma intensa, o que proporcionará ganhos para a instituição como capacitação, testes (laboratório), mobilização das equipes e geração de estatísticas”, destacou a procuradora-geral de justiça.

Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC