Procuradora-geral prestigia posse de novos titulares de órgãos da administração pública estadual

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, prestigiou nesta sexta-feira, 06, a solenidade de posse dos novos titulares de órgãos da administração pública estadual. Secretários e diretores tiveram seus atos de posse assinados pelo governador Tião Viana, durante solenidade realizada no Teatro Plácido de Castro (Teatrão), em Rio Branco.

“É importante que as instituições mantenham o diálogo e caminhem de maneira harmoniosa para melhor servir a população. Este ato representa a assinatura de um compromisso do Estado com toda a sociedade acreana”, destacou Kátia Rejane.

Na ocasião, Tião Viana deu posse a nove novos gestores do governo. Em atendimento à legislação eleitoral em vigor, afastam-se dos cargos dez secretários e diretores de autarquias e fundações públicas para concorrerem a vagas no pleito deste ano.

Tião Viana agradeceu a presença do MPAC no evento e destacou que o momento representa um ato importante para o estado.

“As pessoas que estão saindo com certeza deram tudo de si. O governo tem a maior gratidão e os indicadores falam por si no que têm melhorado, mudado e trazido de grandes oportunidades para o Acre. Mas temos nove meses ainda e vamos dar, junto com essa nova equipe, o melhor que pudermos para o Acre continuar seguindo em frente”, assegura Tião Viana.

Quem deixa o governo

· Diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Glenilson Figueiredo;

· Diretor-presidente do Instituto Socioeducativo (ISE), Rafael Almeida;

· Diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Pedro Longo;

· Diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Cristovam Moura;

· Diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães;

· Secretário de Segurança Pública (Sesp), Emylson Farias;

· Secretário de Saúde (Sesacre), Gemil de Abreu Júnior;

· Secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Sibá Machado;

· Secretário de Pequenos Negócios (SEPN), Henry Nogueira;

· Secretária adjunta de Pequenos Negócios (SEPN), Silvia Monteiro; e,

· Secretário adjunto de Agropecuária (Seap), Fernando Melo

 

Novos gestores nomeados

Rui Arruda: Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre)

É administrador de empresas, possui MBA em gestão empresarial e marketing. Já foi diretor da TV Acre, trabalhou em empresas como Coca-Cola e Chevrolet e, por último, foi gerente territorial da telefônica Vivo no estado. É casado e tem dois filhos. Natural de Manaus (AM), mora há 20 anos no Acre.

 

Sebastião Oliveira: Instituto de Terras do Acre (Iteracre)

Formado em Administração de Empresas, analista de sistemas de profissão e atualmente acadêmico de Direito. Foi coordenador regional de regularização fundiária na Superintendência Regional do Acre da SPU (Secretaria do Patrimônio da União) e substituiu Glenilson Figueiredo como superintendente regional no mesmo órgão durante seis meses, de 2011 a 2013. Atuou na Gerência de Ramais do Deracre durante 2013 a 2015. Atuou no Departamento de Planejamento da Seaprof entre 2015 e 2016 e desempenhou o papel de chefe de Planejamento do Iteracre até o começo de 2018.

 

Antônio Azevedo: Instituto Socioeducativo (ISE)

Assistente social, com duas especializações em medidas socioeducativas, também possui formação em Filosofia pelo Itesp. Acompanhou o trabalho e adquiriu grande experiência na área de medidas socioeducativas. É servidor de carreira do Estado pela Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) desde 2007 e sempre atuou junto ao ISE.

 

Shirley Torres: Departamento Estadual de Trânsito (Detran)

Formada em Ciências Biológicas e Educação Física pela Universidade Federal do Acre (Ufac). É professora da rede pública de ensino e ocupou os cargos de diretora de Esportes do Estado e gestora na Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e na Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp). Em 2015, assumiu a Diretoria de Operações do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC).

 

André Mansour: Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre)

Formado em Gestão Financeira pela Uninter/Facinter, possui MBA em Gestão Pública com Ênfase em Controle Interno. Trabalha como servidor do Estado há 19 anos, passando por vários setores como o Patrimônio Público, gerente administrativo de Logística e Manutenção do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e está no lotado no Deracre onde já foi gerente de Transportes e Planejamento.

 

Moisés Diniz: Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa)

É formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Ajudou a organizar sindicatos de trabalhadores urbanos e extrativistas, organizações comunitárias, juvenis, indígenas, de cultura e de mulheres em Tarauacá. Foi eleito vereador e vice-prefeito em Tarauacá, deputado estadual do Acre por três mandatos e coordenador do Programa de Erradicação do Analfabetismo Quero Ler, do governo do Acre, e exerceu o mandato de deputado federal. Membro da Academia Acreana de Letras (AAL).

 

Vanderlei Thomas: Secretaria de Segurança Pública (Sesp)

É bacharel em Direito e delegado de carreira da Polícia Civil. Foi militar do Exército Brasileiro. Ingressou na Polícia Civil em 2003 e trabalhou no programa Polícia da Família. Também coordenou a criação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública e atuou nas delegacias de Plácido de Castro, Antiassalto e na 3ª Regional de Rio Branco. Foi diretor do Departamento de Polícia Civil da Capital e Interior (DPCI) e atualmente exercia o cargo de secretário adjunto de Segurança Pública.

 

Michel Marques: Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens)

Foi prefeito de Bujari entre 2005 e 2008 e estava atuando como diretor de Indústria e Comércio na Sedens desde 2016. Trabalhou ainda como gerente de transporte e em seguida coordenador do Programa de Açudagem na Seaprof entre 2000 e 2004. Atuou ainda como Assessor Parlamentar na Câmara Federal entre 2009 e 2010 e coordenador político parlamentar entre 2011 e 2016.

 

Oscar Sérgio: Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN)

Oscar Sérgio de Menezes Oliveira, 42 anos, nascido no Seringal Xapuri, em Jordão (AC), estudou o ensino regular no Instituto dos Irmãos Maristas de Cruzeiro do Sul (AC) e Rio Grande do Sul (RS). É formado pela Universidade Federal do Acre (Ufac) em Ciências Biológicas e Pós-graduado em Gestão Escolar e Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde. Foi militar das Forças Armadas por seis anos, policial civil por outros quatro anos e depois gestor de Políticas Públicas do Estado. Atuou como gerente administrativo e geral do Hospital de Plácido de Castro e também foi gestor no Hospital Raimundo Chaar, em Brasileia. Atualmente responde pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) de Jordão.

 

Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC

Fotos: Clóvis Pereira