Parceria institucional: MPAC recebe equipe da Universidade do Colorado e do Education USA

O corregedor-geral e o secretário-geral do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Celso Jerônimo de Souza e Rodrigo Curti, receberam na tarde desta segunda-feira, 03, as representantes da Universidade do Colorado Boulder e da Education USA, Patricia Juzo e Rita Moricone.

Na ocasião, a universidade estadunidense anunciou que se prepara para lançar no Acre, um curso online de inglês. Além disso, a Education USA, órgão do governo americano que promove educação em nível de graduação, mestrado, doutorado e cursos de curta duração, anunciou a abertura de seu primeiro escritório no estado.

A visita ao MPAC vem ao encontro das recentes parcerias firmadas entre o MP acreano, a Universidade do Colorado, o governo do Estado, Universidade Federal do Acre e outros órgãos. Em março deste ano, durante uma palestra na área de direitos indígenas no MPAC, o reitor James Anaya, anunciou vagas para o curso de mestrado na instituição estadunidense.

Mas para concorrer à oportunidade é necessária a proficiência na língua inglesa. Como parte da parceria, a Universidade do Colorado propôs customizar este curso online de língua inglesa a fim de capacitar as pessoas a se habilitarem para concorrer à vaga proposta. Em convergência a isto, a implantação do escritório de representação da Education USA no Acre, vem auxiliar nesse processo, orientando e preparando às pessoas quanto ao ingresso nas instituições internacionais.

“Nosso orientador vai mostrar para todas aquelas pessoas que operam na área de direito no estado, como fazer um ensaio, o processo de admissão e dar dicas para as provas. Então, o escritório vem dá toda essa orientação com o objetivo da diplomacia pública para que os alunos tenham um bom processo de admissão e voltem para aplicar seus conhecimentos aqui”, explicou Moriconi.

Muricone conta que o órgão possui uma rede global de mais de 400 centros de orientação, afiliado à Seção de Educação e Cultura do Departamento de Estado Americano. No Brasil, o Education USA tem 38 escritórios em instituições parceiras.

Outros resultados

Outros resultados envolvendo a parceria com a Universidade do Colorado Boulder vão ao encontro das propostas contidas no “MP Resolutivo” – eixo estratégico proposto no Plano Geral de Atuação da gestão da procuradora-geral de Justiça Kátia Rejane de Araújo. A parceria já resultou na promoção de cursos sobre Justiça Compartilhada e negociação de conflitos (autocomposição).

 

Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC