MPAC entrega novas instalações das Unidades Ministeriais de Acrelândia e Senador Guiomard

 

Como parte das atividades compostas no calendário de encerramento de gestão, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, entregou, nesta quarta-feira, 10, as novas instalações das Unidades Ministeriais das comarcas de Acrelândia e Senador Guiomard.

As Promotorias de Justiça passaram por obras de revitalização, cujo objetivo principal foi estruturá-las para o melhor desempenho das atividades funcionais de membros e servidores, visando o alcance do objetivo maior do MPAC: promover justiça atendendo da melhor forma o cidadão.

“Essa é o nosso trabalho feito com muito esforço e dedicação para que nossos membros e servidores desenvolvam o seu trabalho com mais amor e vontade de servir àquele que do nosso trabalho mais necessita: o cidadão. O Ministério Público moderno é o que  busca o bem-estar da população e trabalha para chegar a denominadores comuns e totalmente voltados para todos os cidadãos”, afirmou o procurador-geral.

Em Acrelândia, a Unidade local levou o nome do procurador de Justiça Manoel Leite Araripe. Já o auditório tem o nome do procurador de Justiça Omar Sabino de Paula. O promotor de justiça titular da Unidade, Teotônio Soares Junior comentou sobre a importância do Ministério Público no município.

“Hoje recebemos um prédio que tem condições de atender bem, não só membros e servidores, mas toda a sociedade civil. Essa solidificação do MPAC em Acrelândia mudou a visão da população em relação ao órgão. Isso  é mérito nosso e da nossa Procuradoria Geral de Justiça que nunca nos deixou de lado. Meu sentimento é de profundo agradecimento à gestão”, disse Teotônio Junior.

A Unidade Ministerial possui quase 300 metros quadrados de área construída e o recurso aplicado nas obras de revitalização é oriundo de convênio com o Ministério da Defesa, por meio de Emenda Parlamentar do então deputado federal à época (2010), Nilson Mourão, que no evento representou o governo do Estado.

Estiveram presentes, ainda, familiares dos homenageados, como Josemir Rebolças (genro de Omar Sabino) e Sander Araripe (filho de Manoel Araripe). O prefeito Caetano de Souza e representantes da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), Câmara Municipal de Acrelândia, Polícias Militar e Civil, também prestigiaram o evento.

 

 

Homenagens

Sander Araripe agradeceu à gestão do MPAC pela homenagem póstuma feita ao seu pai, procurador de Justiça Manoel Leite Araripe. “Meu pai gostava muito de ajudar as pessoas. Ele foi pedreiro, carpinteiro e professor até ingressar no MPAC, aonde se dedicou ativamente e participava, mesmo depois de aposentado. Esse reconhecimento nos deixa renovado. Muito obrigado”, agradeceu.

Josemir Rebolças também agradeceu aos membros presentes pela homenagem, além de enaltecer a atuação do procurador de Justiça Omar Sabino de Paula no estado. “A vida do Dr. Omar se confunde com a história do Acre. Ele foi deputado constituinte, reitor da universidade, regularizou o território acreano e foi vice-governador. Em vida, ele valorizaria muito esse reconhecimento. O que fazemos na terra ecoa na eternidade, isso mostra que meu sogro cumpriu um legado”, disse o genro.

Unidade Ministerial de Senador Guiomard

Com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho aos membros e servidores, bem como às pessoas que procuram a instituição, Oswaldo D’Albuquerque também inaugurou na tarde desta quarta-feira, 10, a Unidade Ministerial de Senador Guiomard, que passou a funcionar em novo endereço, na Avenida Castelo Branco, nº. 1.599, Bairro Centro.

São titulares da Unidade, os promotores de Justiça Walter Teixeira Filho e Eliane Misae kinoshita. Estiveram presentes no ato, o prefeito da cidade, André Maia, e representantes da DPE/AC, do Fórum de Justiça local, Câmara Municipal e Polícia Militar. O promotor Walter Teixeira Filho parabenizou a atual gestão e destacou a atuação do MPAC no município.

“Ressalto a ousadia que nós, como membros e servidores, temos ao fazer nosso trabalho. Outras várias Unidades Ministeriais foram inauguradas nesta gestão. E esta é mais uma conquista. Estamos aqui de braços abertos para receber cada cidadão que se apresenta aqui para ser atendido. Parabéns ao procurador-geral de Justiça por todo trabalho realizado em sua gestão”, agradeceu o promotor de Justiça.

O prefeito André Maia também destacou a importância do órgão e parabenizou ao MPAC pelas novas instalações. “Hoje é um momento de festa. Parabéns a postura do MPAC em nosso município. É importante essa harmonia entre as instituições para que as coisas aconteçam. Parabéns pelas novas instalações”, disse o prefeito.

As inaugurações fazem parte do cronograma de entregas de obras e encerramento de gestão do atual procurador-geral de Justiça que, este ano, também já inaugurou o complexo administrativo do MPAC em Rio Branco, o qual foi totalmente reformado e passou a abrigar todos os órgãos da administração superior, e as Promotorias de Justiça de Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Acrelândia. Na semana que vem, serão inauguradas as unidades de Feijó e Tarauacá.

 

O que disseram:

“Aqui sempre fomos bem recebidos pelo MP que sempre está disposto a nos orientar e ajudar a Seguirmos o caminho da lei e os caminhos da transparência. Parabéns por essa inauguração e contamos com vocês para fazermos nosso trabalho e ajudar a solucionar qualquer problema. Muito obrigado”. Caetano de Souza, Prefeito de Acrelândia.

 

 

 

“Hoje é um dia de festa para a população de Acrelândia que tem cerca de 15 mil habitantes. Este é um espaço que vai trazer cidadania e dignidade para a construção do Estado democrático e de direito, umas das funções do MPAC e da DPE/AC. Parabéns ao Dr. Oswaldo por alavancar o crescimento do MP acreano”. Celso Araújo, defensor público (DPE/AC).

 

 

 

 

“O MPAC faz o agradecimento e me sinto surpreso por ser lembrado por uma Emenda Parlamentar de sete anos atrás. Esta é uma das instituições mais atuantes que temos no Acre e temos orgulho de nossos representantes. Além da estruturação, o MPAC tem programas extraordinários como o MP na comunidade que atende aqueles que mais precisam. Não é por menos que em todas as estatísticas  o MP do Acre brilha. O melhor presente até agora foi vir nesse evento que teve a minha contribuição e o reconhecimento da instituição”. Nilson Mourão, representante do governo do Estado e ex-deputado federal.

 

 

 

 

Esse momento é de reconhecimento, agradecimento e comemoração. Agradecemos ao Nilson pela disponibilidade da emenda. Isso nos ajuda a concretizar sonhos e essa inauguração é um deles. Parabéns ao Dr. Oswaldo por sua inquietude que entende as reais necessidades da sociedade e tem realizado muito. Isso revela que hoje podemos dar um ambiente tranqüilo de trabalho à população que busca seus direitos”. Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, corregedora-geral do MPAC.

Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC

Fotos – Tiago Teles