MPAC e Aphacre promovem vacinações no CES em alusão ao Dia Nacional da Imunização

No dia 9 de junho é celebrado o Dia Nacional da Imunização. Em alusão a esta data, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Especialidades em Saúde (CES), e em parceria com a Associação dos Portadores de Hepatites do Acre (Aphacre), oferece testes rápidos e vacinação para membros e servidores do órgão, das 8 às 18h, nesta sexta-feira, 8.

A procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, esteve no CES para acompanhar de perto o início da ação e alertou a respeito de sua importância.

“É muito importante trabalhar na prevenção de doenças, alertar para seus riscos e, sobretudo, para as precauções. O Ministério Público agradece a parceria da Aphacre, à equipe do CES, pois esta é uma iniciativa que vem reforçar a imunidade de nossos membros e servidores, além de alertar para a importância das prevenções, garantindo, desta forma, a saúde de todos”, destacou Kátia Rejane.

A coordenadora do CES, enfermeira Luciana Dantas, contou que a Aphacre procurou o MPAC e ofereceu estes testes rápidos, que estão inclusos nos serviços promovidos por eles na área de saúde. São testes para detectar quatro tipos de vírus: as hepatites B e C, HIV e a Sífilis, além de vacinas contra gripe e tétano.

“Isso é algo muito importante, pois são testes que precisam ser feitos com frequência. Esse tipo de ação ajuda a prevenir e detectar essas doenças, as quais possuem altos índices no nosso estado. São exames rápidos e precisos. Os casos detectados são encaminhados para os procedimentos de sorologia”, explicou Luciana Dantas.

Representando a Aphacre, Sandra Maria de Oliveira contou que a associação atua no estado do Acre há 25 anos, promovendo um trabalho totalmente voluntário. Qualquer empresa ou instituição pode entrar em contato para agendar essa ação de saúde. Além dos testes rápidos de vacinação, a Aphacre também oferece em outras ocasiões, cortes de cabelo, maquiagem e outros serviços.

“Hoje, no CES, estaremos atuando até as 18h, aplicando estes testes rápidos de hepatite B e C, HIV e sífilis, e suas devidas vacinações, além de vacinas contra gripe e tétano”, acrescentou.

Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC