MPAC celebra dia Nacional e Estadual com homenagens, lançamento de hino e nomeação de novo corregedor-geral

No dia 14 de dezembro é celebrado o dia nacional e estadual do Ministério Público. Para comemorar a data, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou uma sessão solene com outorgas de Medalhas de honra e lançamento do hino oficial do MPAC. O procurador-geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, também aproveitou a ocasião para nomear Celso Jerônimo de Souza, para o cargo de corregedor-geral do MPAC para o biênio 2018-2020.

Além de membros e servidores do Ministério Público, estiveram presentes, a vice-governadora Nazareth Araújo, familiares dos homenageados e representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), Tribunal Regional Eleitoral (TER), Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), Prefeitura Municipal de Rio Branco (PMRB) e Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC).

A cerimônia foi embalada pela apresentação especial do coral de crianças e adolescentes que integram o projeto ‘Musicalizando Pessoas com Amor e Carinho (MPAC)’, o primeiro Conservatório Musical do Vale do Juruá, coordenado pelo promotor de Justiça Iverson Bueno, em parceria com o Exército Brasileiro.

Para reconhecer e valorizar a história e o protagonismo de pessoas importantes que tiveram e têm uma grande representatividade para o Ministério Público, e forte contribuição com as comunidades, o MPAC concedeu a Medalha do Mérito do Ministério Público – mais elevada honraria concedida pelo órgão – ao ex-governador do Estado do Acre, José Augusto (in memoriam), ao procurador de Justiça Danilo Lovisaro e à diretora de Planejamento do MPAC, Beth Oliveira.

A distinção também alcançou o maestro do coral do Conservatório Musical do Vale do Juruá, sargento Alexandre Sérgio, das Forças Armadas, um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento e efetivação do projeto de música do MPAC. Pela criação do Hino oficial do MP acreano, também foram homenageados, Iverson Bueno e o servidor Antônio Franciney de Almeida, da Promotoria de Justiça de Cruzeiro do Sul.

Para Oswaldo D’Albuquerque, o momento é de muita alegria e honra e significa celebrar o passado, o presente e o futuro.

“É isso que procuramos fazer no MPAC, trabalhando muito o nosso presente, preservando o nosso passado para garantir o nosso futuro como foi feito hoje, com a concessão dessas homenagens. Aqui trabalhamos também o futuro das nossas crianças através desse projeto maravilhoso que é o Musicalizando Pessoas com Amor e Carinho”, destacou o procurador-geral.

Nova Corregedoria-geral

Oswaldo D’Albuquerque também escolheu a ocasião para nomear o secretário-geral do MPAC, Celso Jerônimo de Souza, escolhido por aclamação para o cargo de corregedor-geral do Ministério Público acreano, para o biênio 2018/2020.

“Nossa expectativa é trabalhar da melhor forma possível. A nossa Corregedoria Geral é a mais reconhecida entre os Ministérios Públicos do Brasil, segundo o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), então será um grande desafio, o qual eu darei o máximo de mim”, pontuou Celso Jerônimo.

O que disseram os homenageados:

“Que maravilha o senhor proporciona para a nossa família em nos conceder essa homenagem. Todos nós estamos agradecendo e ele, José augusto, está lá de cima agradecendo também. Isso é fabuloso. Só tenho a agradecer de coração em nome de toda minha família’. Maria Lúcia, viúva do ex-governador José Augusto.

Parabéns ao MPAC que no seu dia escolheu homenagear seus servidores e os trabalhos sociais realizados dentro das comunidades. Esse é um espelho que nos orgulha enquanto instituição. Estas são as ações que precisamos ver e plantar. Em Nome do governo parabenizo o MPAC por sua atuação junto a sociedade, e o protagonismo de seus membros”. Nazareth Araújo – Vice-governadora do Acre e filha do ex-governador José Augusto.

Esse reconhecimento eu transfiro para todas essas crianças e ao trabalho que temos feito que nos dá muita satisfação. Em pensar que eu vim de projetos sociais em comunidades carentes até conseguir chegar às forças armadas. É uma forma de retribuir a estas 420 crianças, tudo o que me foi ensinado”. Sargento Alexandre Sérgio, maestro do coral.

Essa homenagem representa o fechamento de um ciclo. Eu tenho 20 anos de experiência em planejamento e me considero uma autoditada. Durante esses 20 anos, meu trabalho foi todo voltado para aquilo que eu acredito. Eu acredito na justiça. De Deus e dos homens. E o MPAC foi minha ultima instituição. Eu estou aqui no presente, então acredito que a intensidade da minha vida, os 20 anos de aprendizado eu exerci aqui, fazendo aquilo que eu acredito. Beth Oliveira, Diretora de Planejamento do MPAC.

Sessão Solene pelo Dia Estadual e Nacional do MPAC 2017

 

 

Hino do MPAC

LUMINOSO FAROL

 

Autores:

Antônio Franciney de Almeida Rocha

Iverson Rodrigo Monteiro Cerqueira Bueno

 

 

Luminoso farol da justiça,

Entre luzes vibrantes, febril,

Armadura da sociedade

No Estado que ousou ser Brasil.

 

Desde tempos passados perdura

Pela História, instigando o porvir

Fortaleza incansável de lutas

Se ousado inimigo advir.

 

Refrão: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ACRE

GUARDIÃO DO DIREITO SERÁS

TUA NOBRE MISSÃO FORTALECE

NOSSO POVO ALTRUÍSTA E DE PAZ

 

Essencial à defesa da ordem

Sacrifício dos teus pioneiros

 Sacerdócio, maestro de um povo

Valoroso, fiel, altaneiro.

 

És vanguarda, farol luminoso! 

Viga mestra da democracia

Legionário afrontando a injustiça

 Clava forte contra a tirania.

 

—— REPETE O REFRÃO ——-

 

M aestro de um

P ovo

A rmadura da sociedade

C lava forte contra a tirania

 

 

Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC

Fotos: Tiago Teles e Clóvis Pereira