MPAC apoia parceria entre governo, Ufac e Universidade do Colorado para promoção de cursos e pós-graduação

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou nesta segunda-feira, 12, de uma agenda na Casa Civil com representantes do governo do Estado, Universidade Federal do Acre (Ufac) e da Faculdade de Direito da Universidade do Colorado. A reunião, que culminou com a realização de uma coletiva imprensa, foi para anunciar uma série de cursos e pós-graduações que serão ofertados na parceria institucional.

A agenda teve a presença do reitor da Universidade do Colorado, James Anaya, da diretora da Força Tarefa de Governadores sobre Clima e Florestas (GCF) e representante da Universidade do Colorado, antropóloga Colleen Scanlan Lyons, e dos engenheiros ambiental e florestal da universidade norte-americana, Peter Newton e Bernard Amadei.

O procurador-geral de Justiça em exercício, Sammy Barbosa Lopes, destacou a importância da parceria e a grande expectativa de que esta agenda renda vários frutos, e que todo o conhecimento adquirido seja aplicado em prol da sociedade acreana.

“Nós do Ministério Público temos uma expectativa muito grande nessa parceria com o Colorado, pois enxergamos nela uma oportunidade ímpar, não só para a área do direito, mas também para a área do desenvolvimento do nosso estado”, disse.

A parceria refere-se a cursos de rápida duração nas áreas de direito humanitário, direito indígena, resolução de conflitos e desenvolvimento sustentável, além de avanços na negociação entre a Ufac e a universidade norte-americana, para um intercâmbio na área de mestrados e doutorados.

“Construímos uma relação de cooperação em nossa visita [realizada em janeiro de 2017] e agora eles estão aqui para solidificar o início dessa parceria, com cursos e pós-graduações para nossos profissionais e jovens acreanos que buscam a construção do conhecimento”, destacou o governador Tião Viana.

 

Protagonismo do MPAC

Nesta terça-feira, 13, é a vez de o MPAC avançar em parcerias com a Universidade do Colorado. Durante todo o dia serão realizadas diversas programações, incluindo reunião técnica com representantes do governo e instituições do estado, além de uma palestra sobre direitos humanos e direitos indígenas.

Em setembro do ano passado, a procuradora de Justiça Patrícia Rego esteve em Boulder (Colorado) para tratar sobre a viabilidade da agenda. Com o sucesso da articulação, Patrícia Rego destacou na coletiva de imprensa, que para o Ministério Público será uma honra recebê-los na instituição e parabenizou-os pela parceria firmada.

“Olhando a grade do Colorado vejo que há uma atuação muito forte na questão da gestão do conhecimento, voltado para os direitos humanos, isso pra gente é fundamental, considerando os desafios que temos e que precisamos avançar nas áreas de fronteira, no direto dos povos indígenas e nas questões ambientais. Estamos muito animados com essa parceria, para que o conhecimento seja gerado e fique aqui no nosso estado”, destacou Rego.

Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC

Fotos – Tiago Teles