FOCCO realiza programação alusiva ao Dia Internacional Contra a Corrupção

O Fórum Permanente de Prevenção e Combate à Corrupção (Focco) no Estado do Acre, formado por diversos órgãos de controle, entre eles, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), promove na próxima semana, em Rio Branco, atividades em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado no dia 09 de dezembro.

A abertura da programação será na quarta-feira, 06, no Teatro Plácido de Castro, a partir de 8h30min. Na ocasião, os alunos de escolas públicas da capital e de Porto Acre, autores dos melhores trabalhos inscritos no 9º Concurso de Desenho e Redação, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU), serão premiados. Também estão previstas apresentações artísticas.

Já no dia 10, haverá a Corrida contra a Corrupção, com largada marcada para 7h, no Parque do Tucumã, com provas de 4 km de caminhada, 5 km de corrida e 10 km de corrida. Haverá também a corrida infantil de 200 metros livres.

Os dois primeiros colocados nos dois percursos da corrida, nas categorias feminino e masculino, receberão prêmios em dinheiro e Smartphones. Os cinco primeiros serão premiados com troféus. Não haverá premiação para os participantes da caminhada.

Segundo o promotor de Justiça Vinícius Menandro Evangelista, todos os participantes receberão um kit com camisa, medalha de participação e numeração, sendo que os adultos, também terão direito a uma sacochila. As inscrições deverão ser feitas no endereço eletrônico: http://eventosesportivosacre.blogspot.com.br/. O custo varia entre R$ 35 e R$ 40.

 

 

 

FOCCO

Além do MPAC, participam do FOCCO, a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), Advocacia Geral da União (AGU), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (DPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria da Receita Federal (SRF), Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), Ministério Público Especial do Tribunal de Contas (MPEsp/TCE), Controladoria Geral do Estado do Acre (CGE/AC), Consultoria Jurídica da União no Estado do Acre (CJU/AC); e Controladoria Geral do Município de Rio Branco (CGM/RB).

O Dia Internacional contra a Corrupção é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, realizada em 2003, na cidade mexicana de Mérida, e serve para estimular os países membros a desenvolver e implementar iniciativas sobre o tema.

Kelly Souza- Agência de Notícias do MPAC