Capacitação: Promotores de Justiça participam de Media Training

 

No sábado (16), membros do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participaram de um Media Training, como parte do curso de formação para os novos promotores. Além dos membros recém-empossados, servidores e outros membros também estiveram presentes, entre eles, o promotor-corregedor Rodrigo Curti.

A capacitação, ministrada pelo jornalista carioca Fábio Gusmão, ocorreu durante o dia inteiro. Realizado na sala multiuso do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e destinado a membros e servidores que lidam frequentemente com profissionais da imprensa, o curso visa incentivar o uso de uma linguagem clara e acessível com a prática de técnicas para desenvolver a transparência na transmissão de informações sobre as ações e iniciativas do MPAC, além de preparar os participantes para lidar melhor no trato com os meios de comunicação.

Para o promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, o treinamento traz a segurança necessária para lidar com os meios de comunicação. “É importante ter um bom contato com população, passar as informações corretamente, nem mais nem menos, colocando em foco a atuação do Ministério Público”, disse.

Jornalista com experiência em mídias digitais e redes sociais, Fábio Gusmão destacou que o processo de construção da notícia e as formas de comunicar à imprensa variam de acordo com o meio de comunicação. “A comunicação, para se dar da melhor forma, requer que quem passa a mensagem tenha um entendimento que o outro lado precisa ter todos os elementos para entender com maior clareza aquilo que está sendo proposto”, comentou.

 

A promotora de Justiça Patrícia Paula dos Santos ressaltou que o promotor de Justiça deve estar sempre em aperfeiçoamento. “Nós temos sempre que estar aprendendo e melhorando nossa atuação, os cursos de capacitação oferecidos pelo CEAF estão mostrando a visão do que realmente é o trabalho do promotor de Justiça e como esses devem trabalhar na sua comarca”.

O curso foi encerrado pelo procurador-geral de Justiça, Oswaldo D´Albuquerque Lima Neto. “Eu não poderia deixar de vir aqui e agradecer ao Fábio Gusmão, que mais uma vez veio contribuir com o nosso aperfeiçoamento funcional, e também aos colegas que estão aqui para aprender mais sobre o relacionamento com a imprensa. Após esse curso, tenho certeza de que estaremos melhor preparados para cumprir a nossa missão constitucional”, finalizou o procurador-geral.

 

 

Eduardo Duarte – Agência de Notícias do MPAC

Foto: Clóvis Pereira